Vitamina B6 – O que é, para que serve e benefícios

Vitaminas do complexo B, ou vitamina B6, são como todas as outras essenciais para o funcionamento correto do nosso corpo.

Mesmo ela sendo produzida pelo nosso organismo a taxa de produção é muito baixa, fazendo assim que naturalmente procuremos por ela nos alimentos que contenham as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9 e também a B12.

vitamina B6

Essas vitaminas são essenciais para que o nosso organismo mantenha o funcionamento n máximo, promovendo alto desempenho como memória, energia, percepção, etc. Mesmo tendo os nomes parecidos cada vitamina do complexo B, tem suas próprias funções para nos manterem saudáveis.

Só porque elas oferecem tudo de bom, não querem dizer que se você só comer alimentos que contenham a vitamina B irá lembrar tudo ou ficar cada vez mais energizado, elas já é ingerida em excesso no nosso corpo, e não precisam ser ingeridas todas de uma vez para que façam o efeito no nosso corpo.

Ao longo deste artigo, é possível conhecer detalhadamente sobre a Vitamina B6, seus benefícios, funções e entre outros fatores.

Benefícios

vitamina B6 benefícios

É uma vitamina que como todas as outras, atua para que o nosso organismo se mantenha saudável, assim podendo fazer seu trabalho sem problemas e de forma eficiente.

Ela pode atuar em certas funções como o coração, impedindo as interrupções que ocorrem nos vasos sanguíneos confrontando com esses coágulos, ela também pode ser eficiente na alta taxa de homocisteína, que provoca alterações nas artérias.

A vitamina B6 pode ajudar o organismo a criar mais anticorpos, para que o organismo combata infecções, vírus, bactérias e outros diversos tipos de doenças.

Entre outras funções, ela também auxilia na prevenção da anemia, alivia as dores de artrite, na prevenção de enjoos e também de extrema importância para a saúde dos olhos.

A atuação de aminoácidos

Ela também atua na transformação de proteínas em aminoácidos, ocasionando assim, uma deixando mais propensa a constituição dos músculos, portanto criando mais tenacidade neles, tendo um treino mais eficaz de forma que possa contribuir ainda mais para a saúde do organismo.

Pode também contribuir para funcionalidades como a digestão, fazendo que ocorra nela maior absorção de nutrientes que são expelidos juntos com as fezes.

Abaixo existem estão listadas as causas que ela pode ajudar:

  1. Funcionamento digestivo;
  2. Diminuição nos sintomas colaterais da gravidez e também quando se trata de infertilidade;
  3. Pratica atividades co-enzimáticas;
  4. Auxilia vários tipos de metabolismo;
  5. Auxilia no melhor tratamento cerebral;
  6. Proporciona melhoras na saúde de unhas, cabelos e também na pele;
  7. Cria anticorpos consequentemente ajudando no sistema imunológico;
  8. Ajuda na tensão pré-menstruação.

Como conseguir vitamina B6?

Alimentos que possuem, devem ser principalmente consumidos por pessoas que pelo hábito que possuem eliminam muita vitamina B6, como mulheres que costumam a tomar anticoncepcionais, pessoas que praticam o fumo e pessoas que bebem em excesso o álcool.

Não deixando de lado os homens, principalmente as crianças e os idosos, no qual tem um sistema imunológico mais baixo do que as pessoas com idade inferior, ou superior, com relação as crianças. É lá que estará presente a vitamina necessária para que o sistema imunilógico venha a aumentar cada vez mais.

Alimentos que possuem diversos tipos de nutrientes e também grande taxa estão listado abaixo, como também a quantidade que geralmente é encontrada neles:

  • Banana: 0,7 mg;
  • Frango cozido: 0,63 mg;
  • Suco de ameixa: 0,42 mg;
  • Camarão cozido: 0,40 mg;
  • Suco de tomate: 0,34 mg;
  • Espinafre cru: 0,17 mg;
  • Fígado: 1,43 mg;
  • Salmão cozido: 0,65 mg;
  • Batata assada no forno: 0,46 mg;
  • Avelã: 0,41 mg;
  • Castanhas: 0,36 mg;
  • Melancia: 0,22 mg;
  • Gérmen de trigo: 0,14 mg.

Deficiência causada e sintomas

Causa controvérsia no glutamato GABA, que é um neurotransmissor que cuida do excitamento tório. Os sintomas podem ser de lesões, dermatite, formigamento nos pés e mão, anemia, confusão mental e dormência e em crianças geralmente ocorrem convulsões.

vitaminas B6 deficiência causada e sintomas

Assim como na B1 consumidores de álcool sofrem com a falta de vitamina B, neste caso a B6, mas pode ser corrigido com dietas.

A deficiência que a vitamina B6 provoca pode ir de moderada a grave, podendo surgir também sintomas como inflamação na língua, depressão e também pode causar o aparecimento de aftas, podem gerar também pode gerar convulsões se for.

O caso de ela faltar no organismo de uma criança onde é preciso muito o consumo de alimentos saudáveis, como vitaminas de todos os tipos, fibras e minerais, para que ocorra o desenvolvimento sem complicações.

Excesso de vitamina B6

Quando ela é ingerida em excesso mais ou menos 3000 mg por dia, pode ocorrer sintomas controversos, pois á uma desregulação na absorção dos minerais, então por conta disso podem aparecer sintomas como:

  1. Espasmos musculares e câimbras;
  2. Dores intensas na cabeça;
  3. Pressão arterial excessiva;
  4. Insônia;
  5. Alterações severas no humor;
  6. Formigamento nos pés e mãos;
  7. Perda de apetite acompanhado de dores de barriga;
  8. Excesso de cansaço;

Como adquirir?

vitamina B6 como adquirir vitamina?

Em casos onde a falta é tanta que mesmo com uma dieta regrada, a recomposição da vitamina B6 iria ser demorada, e precisa ser adquirida o mais rápido possível.

O médico pode indicar medicamentos para o paciente tomar, podendo ser adquirido de maneira fácil e rápida nas farmácias ou tendo até que ser preciso o uso de receitas médicas.

Os remédios que podem ser indicados pelo médico podem variar, e sempre devem ser usados com a recomendação dos médicos, pois se a ela for adquirida em excesso podem causar problemas no organismo ao invés de ajuda-lo. Entre os remédios são:

  1. Cloridrato de piridoxina;
  2. Alginac;
  3. Matervit;
  4. Rubrargil minerals;
  5. Piridoxina;
  6. Vitamina B6;
  7. Tensulan;
  8. Frutovitam.

Todos os medicamentos devem ser testados e aprovados pela ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), desta forma, garante mais segurança do medicamento, quanto à sua procedência.

Vale ressaltar, que é importante estar atendo nas composições do medicamento para evitar possíveis reações alérgicas, no caso de pacientes que apresentam alergias.

Se porventura optar pela refeição balanceada, é importante a orientação de um nutricionista, ele estará indicando uma cardápio balanceado e rico em vitaminas B6. Sabemos que a alimentação é algo primordial, no qual é necessário também para os que não tenham a necessidade da vitamina B6; para evitar certos tipos de doenças por conta da má alimentação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply