Ultrassom (ecografia) – O que é? Como funciona? Cuidados

As tecnologias medicas avançam a passos largos hoje em dia. Muitas pessoas se deparam frequentemente com o grande avanço das maquinas hospitalares e a implementação de novos tipos de tratamentos, sendo um deles o uso de ultrassom.

ultrassom

A realização de frequentes ultrassonografias nessa fase é importante para a análise da formação embrionária de forma adequada, haja vista que, quando descobertos ainda em fase inicial, problemas do tipo podem ser facilmente solucionados.

Todavia, pouco se sabe por parte do público geral sobre as funcionalidades infinitas que são proporcionadas pelo uso eficaz da tecnologia de ultrassons. O ultrassom é mais popularmente conhecido pelas suas funções e ajudas proporcionadas ao médico durante a fase de pré-natal.

O que é o ultrassom?

O ultrassom, em uma explicação física sobre suas propriedades, trata-se de um som que, ao emitido, gera uma frequência imperceptível ao ouvido humano, podendo somente ser ouvida por animais com a audição mais aguçada.

ultrassom mostra bebeEm suma, sons são considerados como ultrassônicos quando excedem a frequência de 20.000 Hz (heartz), sendo impossível sua capitação pelo tímpano humano e, logo, inaudível.

Em termos médicos, o ultrassom é emitido por uma máquina de tecnologia de ponta e pode surtir os mais variados efeitos conforme suas funções baseadas na intensidade das frequência ultrassônicas.

A ecografia mais conhecida opera como o sistema de sonar de um submarino, enviado sons de uma mesma frequência, esperando sua deflexão gerada por objetos a sua volta, e captando-os, sendo possível assim a formação de uma imagem.

Como funciona ?

ultrassom funcionaO uso de ondas sonoras para a realização de trabalhos diversos é algo muito presente na natureza. Um bom exemplo é o sistema de sonar presente nos morcegos, usando uma técnica semelhante de um ultrassom hospitalar.

O ultrassom ou ecografia é usado hoje em diversas áreas da saúde e da indústria. Essa tecnologia pode ser usada tanto para detectar micro falhas em lugares onde nem mesmo o olho humano poderia enxergar ou ser usado de forma destrutiva, especialmente na área da saúde ele é utilizado para fragmentar pedras nos rins e vesícula.

O ultrassom também pode ser utilizado como forma para absorção mais rápida de drogas, liberação mais rápida de hormônios e aceleração de funções orgânicas.

Indicações

Normalmente o ultrassom é um exame que deve ser recomendado por um médico qualificado antes de posto em pratica de fato.

ultrassom na mulher

Assim como o raio x a ultrassonografia é um exame rápido e muito eficiente em suas propostas. Diferentemente do raio x a ultrassonografia não apresenta nenhum dano expressivo à saúde e pode ser feito ser preocupação alguma.

A ecografia é realizado hoje tanto em crianças como em adultos e idosos e é, também uma das ferramentas mais eficazes quando o assunto é a prevenção ou mesmo a identificação de doenças nas áreas abdominais. Milhares de vidas já foram salvas pelos exames de ultrassonografia, dada sua velocidade e eficiência.

Durante a gestação

ultrassom na gestaçãoA importância dos exames de ultrassonografia durante a gestação já são considerados por muitos governos ao redor do mundo como uma das partes mais importantes e necessárias do pré-natal.

É esse o exame responsável por identificar tanto o sexo do bebe quanto acompanhar o crescimento e desenvolvimento embrionário, além de proporcionar a ciência médica de problemas que podem vir a ocorrer com a criança.

O ultrassom, ao longo dos anos, evoluiu muito em suas funcionalidades, principalmente pela busca de técnicas de melhor funcionalidade para o pré-natal.

Ultrassom 3D

Muitas mães buscam hoje exames de ultrassonografia 3D que, apesar de pouco diferente em suas funções, promove um olhar muito mais próximo entre pais e filhos. Ademais, é crucial a importância de exames de ultrassonografia durante esse período que é a gravidez.

ultrassom na gravidez

Muitos dos problemas de desenvolvimento vistos no século passado, tais como más formações do feto, doenças hereditárias e até mesmo deficiências físicas hoje podem ser facilmente descobertas ainda no estagio inicial da gestação e em alguns casos podem ser solucionados tais problemas.

Cuidados

Pela ecografia não ser um exame invasivo, doloroso ou até mesmo requisitante de algum componente químico agressivo à saúde a ultrassonografia comum não apresenta riscos à saúde.

Todavia, técnicas usarias de som como método principal devem ter sempre o aval de um medico qualificado para a sua utilização, tendo em vista que procedimentos do tipo podem gerar severos transtornos no futuro.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply