Terçol: O que é, causas e tratamentos

O terçol é muito famoso pela expressão que a maioria das pessoas utilizam como viuvinha, mas seu nome científico é hordéolo ou o próprio terçol.

verruga

É uma doença que atinge muitas pessoas em torno do mundo, que afeta drasticamente os olhos devido inflamação nas pálpebras que fica em volta dos cílios por conta de uma bactéria chamada estafilococos que vive em nossa pele e consequentemente causa o inchaço e vermelhidão no olho e irritação.

Essa doença pode variar o tamanho e também intensidade do inchaço pois cada pessoa tem de uma forma.

O que é Terçol?

tercolEla é causada por bactérias da pele que vivem em nosso corpo como estafilococos. O terçol é um tipo de doença que atinge a região do olho como se fosse uma espinha ou um furúnculo que afeta as pálpebras.

Isso acaba ocasionando fortes dores e também muito inchaço deixando a pessoa muitas vezes sem enxergar e com grande irritação e na maioria dos casos a pessoa que pega essa doença por falta de cuidados com a pele e a higiene do olho.

Entenda como age
A inflamação da glândula obstrui o canal das lágrimas que com o tempo junta grandes quantidades de pus e nisso levando ao inchaço. Mas ela não é transmissível, e pode gerar em apenas um olho e outro estará normal.

Causas

O que pode determinar as causas pode ser por acúmulo de secreção ao redor destas glândulas no olho com a variação hormonal das pessoas, como no caso dos adolescentes pela variação hormonal desta idade.

oleosidade

causa

Em muitos casos a falta de higiene com a maquiagem que as pessoas a maioria das vezes não tiram na hora de ir dormir, que podem entupir as glândulas, ocasionando o inchaço. E pode ser ocasionada por pessoas que tem muita oleosidade na pele.

Fatores de risco

riscoO terçol é mais influente em pessoas que: sofrem muito de oleosidade na pele pois os grandes acúmulos de pele morta pode beneficiar o surgimento da doença e que apresentam quadro de blefarite.

Crianças que passam a mão no olho com a mão suja também pois elas podem levar grandes quantidades de bactéria na região, mulheres gestante por ter uma grande quantidade de hormônios.

Idosos com a pele mais enrugada, e também em adolescentes que estão com a desregulação hormonal mais ativo com o processo de amadurecimento, e a falta de higiene com a pele em torno dos olhos que pode acumular grandes quantidades de pele morta.

Diagnóstico

O diagnóstico do terçol é feito dentro do consultório por um médico oftalmologista que é responsável por cuidar dos olho das pessoa.  É através de um exame clínico que é feito na hora com a lâmpada de fenda.

diagnostico

Um instrumento muito utilizado por eles que tem uma forte luz e incluindo também um pequeno microscópio capaz de identificar o que está causando o terçol nas pessoas e também a intensidade do agravamento da doença, se precisará passar por um procedimento para a retirada do pus ou não.

Tratamento

tratamentoNormalmente a maioria dos casos do terçol se resolve sozinho em 8 dias, mas em alguns casos ele precisa de medicamentos. O passo mais importante no tratamento do terçol é a limpeza das pálpebras.

Os tratamentos caseiros são feitos com compressa de água morna que é recomendada por muitos especialistas pois ajuda na reabsorção das substâncias acumuladas nas pálpebras e glândulas ajudando no tratamento mais rápido.

Também pode ser utilizado o colírio anti-inflamatório para melhorar os aspectos da região diminuindo também a irritação ocasionada pelo inchaço e a coceira.

coceira

inchaco

No tratamento você tem que evitar espremer o inchaço pois a sua mão é repleta de bactérias e então pode aumentar o inchaço e evitar usar lentes de contato e maquiagem para não obstruir mais as glândulas.

Os sinais de melhora são quando as suas pálpebras começam a desinchar e a dor e a vermelhidão vão embora e você começa a abrir o olho mais facilmente.

Como evitar

Você pode estar evitando o terçol normalmente com uma boa higiene. Quando se fala em terçol, a higiene é uma das mais eficientes práticas para evitar.

prevencao

Para diminuir o aparecimento constante do terçol você precisa retirar sempre a maquiagem na hora em que for dormir para que não ocorra a obstrução das glândulas.

Veja suas causas
Em outros casos, o aparecimento constante do terçol pode ser ocasionadas por doenças de pele como rosácea ou blefarite em que pode obstruir as glândulas.

Neste caso, você vai ter que recorrer a um dermatologista para que ele possa ajudar você a fazer uma limpeza de pele melhor para evitar novos casos do terçol no futuro. Por isso lavar o rosto mais de uma vez o dia com mais frequência é uma ótima maneira de evitar a doença.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply