Rubéola – O que é, suas causas, tratamentos e prevenção!

Muitas pessoas já ouviram falar da rubéola. A doença que foi primariamente registrada na Alemanha. Dado o seu local de origem recebeu o nome de Sarampo alemão e, posteriormente, teve seu nome mudado para o que é hoje.

É causada pelo tagavírus, um vírus de transmissão primordialmente por vias respiratórias, o que a torna uma doença muito contagiosa, principalmente entre crianças.

A presença da rubéola infecciosa causada pelo togavirus evidencia-se pelos sintomas muito parecidos com os de doenças como sarampo e caxumba, sabendo-se que geralmente eles envolvem febre alta e e principalmente a presença de manchas avermelhadas pelo corpo.

rubeola

Dores na região da garganta e e dificuldade de engolir também são características que se mostram presentes quando o assunto é essa doença.

Qual tipo de doença é?

Ela se encaixa na categoria dos exantemas virais. Categoria essa na qual também estão presentes o sarampo, varicela, roséola e eritema infeccioso.

Quantas pessoas são atingidas hoje?

rubéola no bebeA rubéola tem como uma de suas principais características atingir, principalmente, países de clima temperado e marcar maior presença durante o inverno, afetando crianças como suas maiores vítimas.

Atualmente diversas campanhas de vacinação são efetuadas nos mais variados países ao redor do mundo. Registra-se, de acordo com a organização mundial da saúde (OMS) que essas campanhas de vacinação proporcionaram a diminuição do número de casos de rubéola de 20.000.000 (vinte milhões) para 100.000 (cem mil) por ano.

Dados esses que, apesar de preocupantes, marcam profunda melhora no campo do combate à rubéola ao redor do mundo. Estima-se que os 100000 (cem mil) casos registrados anualmente prevaleçam suas estatísticas perante aos países do leste europeu e Ásia central que, além de estarem em precárias condições econômicas, encontram-se também carentes da disposição de tais vacinas em seus estoques.

Há também o desafio de alcançar as famílias viventes em regiões de baixa densidade demográfica e pouco acessíveis. Essa dificuldade se dá, sobretudo, pela impossibilidade de financiar um sistema médico móvel e pratico que possa permear as camadas de mais difícil acesso nesses países.


O que é a rubéola?

rubéola o que éEla é um vírus de infecção dada através de meio respiratórios. Ela é uma doença viral causada pelo vírus de nome tagavírus. Esse vírus, apesar de muito parecido com um dos possíveis causadores de gripes e resfriados do tipo comum, causa mais incomodo que os mesmos referidos, dados seus sintomas mais acentuados e de tempo prolongado.

Esta deixou de ser apenas mais um tipo de vírus infeccioso que causa sintomas incômodos aos pacientes para se tornar um problema de saúde pública quando foi feita a ligação da mesma com a má formação em fetos.

Pesquisas descobriram através de estudos que um onda de crianças nascidas com deformidades tinham uma intrínseca ligação com a rubéola.

Descobriu-se que o tagavírus era capaz de penetrar a placenta de mulheres gravidas e assim impedir a formação correta do feto. A partir daí diversas campanhas de prevenção e vacinação relacionadas ao tratamento da doença foram instauradas.

Causas

Isso por que doenças de contagio por vias aéreas dependem uma relativa aglomeração de pessoas. O vírus depende dessa aglomeração para poder atingir o máximo de pessoas possível, haja vista que nem todos os alvos do vírus sofrem com seus efeitos.

rubéola em crianças

Após a contaminação os sintomas da rubéola manifestam-se, sobretudo, pelo ataque ao sistema imune realizado pelo vírus. As causas da rubéola estão intimamente ligadas com meios de contagio. A doença se dá em surtos periódicos que concentram-se no inverno.

Isso faz com que o corpo responda de uma forma desagradável intendendo eliminar o vírus das vias corporais. Esses tais métodos usados pelo corpo envolvem, em boa parte dos casos, provocar uma febre alta, o que traz desidratação, dores de cabeça, dores no estomago e fadiga muscular excessiva.

Sintomas

Os sintomas manifestam-se como sendo os clássicos de uma gripe ou resfriado comum, entretanto soma-se o sintoma de manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

rubéola sintomas

Algo que é muito comum é confusão entre os sintomas da rubéola e da catapora. Contudo, as manchas avermelhadas, apesar de causarem um pouco de coceira devido ao entupimento dos poros locais e impossibilidade de sudorese, não chegam a se tornarem pústulas ou feridas.

Tratamento

O tratamento mais eficaz após contraída a doença é a administração de antibióticos e anti térmicos. Um com a intenção de matar o vírus causador e o outro para aliviar os sintomas da gripe provocada pelo sistema imune.

Como evitar a rubéola?

rubéola tem tratamentoO método mais eficaz para evitar o agravamento ou até mesmo a contração da doença, sobretudo por crianças (seus maiores atingidos) e gravidas, por apresentarem maior fator de risco, é a vacinação.

A vacina contra a rubéola é disponibilizada gratuitamente no brasil e muitas pessoa já tomaram a sua dose sem ao menos saberem exatamente, isso por que ela vem em um coquetel de vacinas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply