Pílula do dia seguinte – O que é, como tomar, tem efeitos colaterais? Confira tudo aqui e agora!

Olá! Neste post vamos falar um pouco sobre a pílula do dia seguinte, que é algo que muitas mulheres ainda tem suas dúvidas. Então continue aqui e veja o que os especialistas dizem.

O que é?

A Pilula do dia seguinte, que também é conhecida por “contraceptivo de emergência”, na qual seu principal objetivo é evitar uma gravidez não desejada no caso de uma relação sexual sem proteção, o esquecimento de tomar a pílula do dia seguinte anti concepcional mais tradicional, ou em casos de relações sem vontade e violentas.

pilula do dia seguinte cartela

Mas, como qualquer outro método externo, ele possui também a sua margem de erro, e como já se imagina, algumas dúvidas, como posso saber se a pilula do dia seguinte não vá falhar? Ou se ela realmente funciona durante o período fértil.

Ela até mesmo pode qualquer tipo de desequilíbrio no hormônio, dentre diversas outras questões, nos dias de hoje, muitas mulheres fazem ou já fizeram o uso destas pilulas.

Como tomar a pilula do dia seguinte?

O ideal é que faça o uso da pílula logo após ter uma relação sexual, principalmente quando a camisinha por acidente estoura, ou até mesmo caso ocorra uma falha durante o coito (fazer a ejaculação fora da vagina para poder evitar gravidez).

pilula do dia seguinte comprimido

<

pilula do dia seguinte capsula

Não cometa erros
Um outro fato é se por acaso a mulher tiver relações sexuais, e logo em seguida deixar de usar duas ou mais pilulas da cartelinha de comprimidos anticoncepcionais tradicionais.

O uso do primeiro comprimido deve ser feito em um período de até 72 horas depois da relação sexual sem proteção. Já o segundo, apenas depois de 12 horas do primeiro.

Funciona?

Dentre todos os mecanismos, a forma de inibição dos óvulos é o mais importante, e é exatamente por isso que é muito importante fazer o uso da pílula do dia seguinte o mais rápido possível.

pilula do dia seguinte tomar

Resumidamente, a pilula faz com que o ciclo menstrual seja alterado, tanto que muitas mulheres tem a menstruação atrasada em até mesmo uma semana. Porém dependendo da fase em que se encontra o ciclo menstrual da mulher, ao fazer o uso da pilula do dia seguinte, sua menstruação pode vir até uma semana adiantado.

Na maioria dos casos, o volume e aparência do sangue, ou o número de dias não se alteram, ou seja, ele não afeta nenhuma característica habitual da menstruação da mulher. Mas caso hajam mudanças relevantes, ossa ser porque você esteja grávida, mas para confirmar é recomendado que faça o teste.

Preço

Preste atenção!
É muito importante lembrar que há uma grande necessidade de fazer o uso da pílula em até 72 horas depois de ter a relação sexual desprotegida. Na maioria dos casos, este tipo de medicamento custa em torno de apenas R$ 20,00 a R$ 25,00

Faz mal?

Segundo alguns estudos, foi comprovado que ele não causa nenhm tipo de problema para as mulheres, porém infelizmente ele possui alguns efeitos colaterais. Estes testes foram feitos em animais e pessoas, e não surtiram nenhum tipo de efeito.

Efeitos colaterais

Como nem tudo é perfeito, a pilula do dia seguinte possui sim alguns efeitos colaterais, mas por sorte eles não são nada tão perigoso, apenas podem causar algum desconforto. Os efeitos mais comuns são:

  • Náuseas e vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço excessivo;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Hipersensibilidade nos seios;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia;
  • Desregular a menstruação, podendo adiantar ou atrasar o sangramento;
  • Engordar.

Como pode ser visto, não é nada tão grave, mas como dito, pode ser um pouco desconfortável.

É abortiva?

Segundo pesquisas, foi aprovado pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), que a pílula do dia seguinte não possui o efeito abortivo.

pilula do dia seguinte abortiva

Sem contar que também disseram que a pesquisa foi baseada em animais, na qual o ciclo hormonal não tem nada em comum com o da mulher, e também em mulheres, porém sem validade estética.

Gera dificuldades para engravidar?

Não existe nenhum estudo que diz que o organismo precisa de uma pequena pausa no uso desta pilula, ou seja, ele pode ser usada continuamente. Além de conseguir evitar:

  • a temida gravidez indesejada;
  • o aparecimento de cistos;
  • o câncer no ovário;
  • cólicas e dores de cabeça.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ela não protege a mulher de doenças sexualmente transmissíveis, e é exatamente por isso, que é recomendado que faça o uso de preservativos durante a relação sexual.

Quando usar?

O efeito desta pilula do dia seguinte será melhor se for usada o mais próximo após a relação sexual. Se for tomada nas primeiras 24 horas terá 95% de chances, em 25 horas 85% e 58% em 48 horas.

pilula do dia seguinte sexual

pilula do dia seguinte relação sexual

Sua eficácia é diminuída se seu consumo for feito diversas vezes ao dia, e é exatamente por isso, que esta pilula não deve ser usada para substituir os outros métodos de uso regular.

Funciona no período fértil?

Ela funciona normalmente, o único problema é que ela acaba desregulando todo o seu ciclo menstrual, porém sem causar nenhum tipo de problema. Ou seja, ela funciona normalmente, então seu uso pode ser feito durante o período de fertilidade sem nenhum tipo de risco.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (891 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Leave a Reply