Hepatite C- Causas, transmissão, sintomas e prevenção.

No dia 28 de julho celebra-se o dia mundial do combate à hepatite. A hepatite c é uma doença causada por um vírus que foi constatada através de uma pesquisa universitária ainda na década de 1970.

hepatite c

Durante as pesquisas foi constatada a presença de um vírus que afetava a região do fígado. Devido a esses ataques e parasitagem do vírus pessoas que não encaixavam-se em grupos de risco da doença, tais como crianças, não usuários de álcool ou remédios controlados passaram a desenvolver casos de cirrose sem motivo algum aparente. Posteriormente foi descoberto que esses casos foram gerados pela ação do VHC, o vírus causador da hepatite.

O fígado é um órgão que tem como função fazer a transformação de nutrientes complexos presentes no sangue em nutrientes do tipo simples, além de auxiliar na secreção da bile e ser o responsável pela transformação do glicogênio em glicose.

Quando o fígado sofre efeito de alguma inflamação, seja por excesso de bebida, hormônios ou até mesmo demasiada gordura na alimentação o corpo todo sofre as consequências. Problemas no fígado podem gerar a insuficiência hepática ou até mesmo o câncer no fígado, ambos tipos muito perigosos à saúde.

O que é a hepatite C?

A hepatite C é uma doença que normalmente não dá muitos sinais de sua presença. Muitas das pessoas que sofrem com a hepatite muitas vezes não dão sinais ou apresentam sintomas da contração do vírus.  Em muitos casos apenas é descoberto que houve o contato com o vírus VHC após uma transfusão de sangue ou um exame clinico.

Causas da hepatite C

A hepatite C tem a sua transmissão causada por contato com sangue contaminado, ou seja, por uma transfusão de sangue na maior parte dos casos.

hepatite c meios de transmissaoTambém estão sujeitos ao contagio com o vírus causador da hepatite C as pessoas que são usuárias de drogas injetáveis e compartilham as seringas ao profissionais da área da saúde que tenham contato com diversas amostras de sangue diariamente.

Há também a possibilidade de uma transmissão de tipo congênito, ou seja, que passe de mão para filho, seja durante a gestação ou na hora do parto. Todavia, esse tipo de transmissão é muito rara e apresenta menos de 5% dos casos.

Não há, hoje, estudos que comprovem a possibilidade de transmissão da doença por vias sexuais.

Sintomas da hepatite C

A hepatite C, apesar de não dar muitos sinais de sua presença, pode manifestar-se nas formas aguda e crônica. Boa parte das pessoas infectadas pelo vírus da hepatite contraem o tipo crônico da doença, o mesmo tipo que não manifesta sintomas em sua fase inicial.

Com o avançar do tempo demais sintomas podem ser percebidos quando se fala de hepatite C, em grande parte provenientes de uma avançada infecção no fígado. São eles:

  • Sangramento do estomago
  • Febre
  • Cansaço
  • Urina escura
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Imunidade baixa
  • Coceira

Além de outros sintomas causados pela infecção no fígado que podem variar conforme as individualidades de resposta de cada organismo.

Diagnóstico

Na maioria dos casos o diagnóstico da infecção pelo vírus causador da hepatite C normalmente ocorre quando a doença já se encontra em estado avançado e as infecções causadas no fígado já dão bastante trabalho para quem as possui.

hepatite c pelo sangue

A difícil identificação da doença não colabora muito para seu espalhamento, principalmente quando em áreas urbanas e com o acesso a saúde de forma correta. Entretanto, seu diagnóstico de forma tardia culmina no desencadeamento de diversos problemas associados a funções hepáticas.

Tratamento

hepatite c nos orgaosO tratamento recomendado pelo médico varia quanto a intensidade da infecção causada pelo VHC. Isso quer dizer que em certos casos pode ser apenas recomendado pelo médico que se faça o uso regular de alguns antivirais específicos e também antibióticos. Terapêuticos do fígado também são recomendados em muitos casos.

Variando com a intensidade da inflamação e também com danos causados ao fígado é possível, como já ocorrido em diversos casos, que haja a necessidade de um transplante de fígado.

  • Como se prevenir contra a hepatite C
  • A prevenção contra essa doença pode ser feita com medidas muito simples e que podem ser feitas por qualquer um. Essas são:
  • Não compartilhe seringas
  • Em estúdios de piercing e tatuagens tome cuidado com esterilização de forma correta
  • Tome cuidado com o sangue alheio
  • Use preservativos, principalmente em relações que envolvem sexo anal
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply