Garganta Inflamada – Sintomas, como prevenir, remédios caseiros

A inflamação da garganta (leigo garganta inflamada) pode ser gerada por diversos fatores, mas os mais frequentes são durante uma gripe, amidalite ou faringite, e também após exposição ao frio. Junto com a inflamação, a garganta inflama, fica seca e com ardência, com tosse seca e irritativa e com dificuldade para engolir.

garganta inflamada doi

Uma das alternativas do tratamento da inflamação da garganta é utilizar medicamentos caseiros, porém é indispensável orientação e prescrição médica para os casos mais sérios que necessitam de medicamentos fortes, como antibióticos.

Sintomas da garganta inflamada

Os sintomas mais frequentes são;

  • aftas e inchaço;
  • dor ao engolir e para falar;
  • mau hálito e ínguas na região do pescoço;
  • dores na mandíbula;
  • sensação de garganta arranhada;
  • sensação de calor na garganta;
  • voz rouca e abafada;
  • garganta seca;
  • glândulas inchadas no pescoço e na mandíbula e presença de pus nas amígdalas.

Se desencadear febre inferior a 38 graus, a provável infecção na garganta se dá por um vírus, e quando esta febre é maior que 38 graus, a infecção se dá por uma bactéria.

Outros sintomas aparecem quando está relacionada a febre como vômito, coriza, dor de cabeça, dores no corpo, dores musculares, indisposição, dor no fundo dos olhos e sonolência. Quando as crianças recusam comida, um dos motivos pode ser a inflamação na garganta pela dificuldade ao se alimentar.

Causa da Garganta Inflamada

As principais causas são a:

  • exposição ao frio;
  • gripe e resfriado;
  • laringite;
  • faringite e amigdalite.

Sua causa está também muitas vezes relacionada aos sintomas de outras doenças que podem ser herpes, alergias, herpangina, infecção aguda pelo HIV e mononucleose.

garganta inflamada causas

Outros motivos possíveis são o refluxo dos alimentos para a garganta, o consumo de substâncias tóxicas e de bebidas alcoólicas.

Tumores na laringe ou faringe, o uso excessivo da voz, a baixa umidade do ar, muita exposição ao frio e a constante mudança na temperatura podem ser condições para o surgimento e piora da garganta inflamada.

Fique sempre atento!
A faringite viral e a amigdalite bacteriana são as principais doenças que tem como sintoma a garganta inflamada. A faringite viral é altamente contagiosa enquanto a amigdalite bacteriana ocorre inflamações nas amídalas podendo ate ser retiradas, sempre com acompanhamento médico.

Ao perceber os sintomas da garganta inflamada, um médico deve ser procurado para descobrir a causa. Apenas com a causa certa pode se dar um tratamento correto para a garganta inflamada.

Tratamento

O primeiro passo para um tratamento eficaz da garganta inflamada é descobrindo a causa de tal inflamação. Os remédios indicados são os anti inflamatórios como o Ibuprofeno, e os antibióticos como a Penicilina.

garganta inflamada remedios

garganta inflamada chas

Os sintomas devem diminuir em 24 a 48 horas. Quando está associado a febre, o cuidado deve ser maior, como fazer repouso por 3 dias, evitar escola nos casos das crianças e trabalho no caso dos adultos para que a imunidade não caia, as defesas aumentem e acaba evitando assim o contagio para outras pessoas.

Remédios antibióticos

Remédios mais indicados
Os principais remédios receitados pelos médicos são a Amoxicilina, o Diclofenaco,a Nimesulida e o Ibuprofeno. Esses agem para combater o causador da inflamação, porém existe no mercado algumas pastilhas que aliviam o incomodo mas n tratam o causador, como a Benalet.

A melhora nos sintomas da garganta inflamada se dá de maneira rápida, portanto muitas pessoas deixam de continuar com o tratamento e param a administração dos remédios. Isso não é aconselhado pelos médicos o, pois a inflamação pode voltar e de maneira mais agressiva.

Remédios caseiros

Outra maneira muito indicada inclusive pelos médicos para tratar da inflamação da garganta em casos mais simples são os remédios caseiros associados a uma alimentação adequada. Os principais remédios caseiros que encontramos são o:

  • gargarejo com água morna e sal;
  • gargarejo com vinagre e bicarbonato de sódio;
  • gargarejo de limão com pimenta;
  • pastilhas feitas de boldo;
  • tomar sucos cítricos (morango ou abacaxi, por exemplo);
  • xarope de gengibre com própolis e chás de alteia;
  • de folhas de maracujá.

Os sucos são mais indicados para as crianças pela maior facilidade de tomar devido ao gosto. O gargarejo com água e sal ou o bicarbonato servem para diminuir a quantidade de bactéria, agindo como desinfetante bactericida.

garganta inflamada cha de gengibre

Os alimentos também devem ser selecionados de maneira cuidadosa pois podem ajudar no tratamento.

Deve ser feito a escolha de alimentos integrais, alimentos com vitamina C, evitar os gelados e preferir os alimentos mais pastosos para não machucar mais a garganta já inflamada, como as sopas e mingais.

Importante!
O tratamento com remédio caseiro é muito indicado nos casos da garganta inflamada, porém deve ser entendido que esses remédios apenas aliviam as dores e o mau estar causado pela inflamação.

Não são aconselhados para tratar do vírus causador, pois não são específicos para isso como os remédios prescritos pelos médicos. Os remédios caseiros apenas ajudam na melhora, mas na maioria dos casos não são a solução para o problema.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (298 votes, average: 4,49 out of 5)
Loading...

11 Comments

  1. Lorena
  2. Aline
  3. Diego
  4. Giovanna
  5. Leonardo
  6. Nicolas
  7. Vitória
  8. Antônio
  9. Daniel
  10. Thiago
  11. Aline

Leave a Reply

/* */