Dor no joelho – Causas, tratamentos e remédios

dor no joelhoO joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, além de ser uma das mais fortes e mais resistentes, e sua função é fazer com que se mova junto com a coxa. Ele é formado entre três ossos: fêmur, patela e tíbia, além de músculos, ligamentos e meniscos, que são os afetados pela dor no joelho.

O papel dos meniscos e dos ligamentos, é fundamental para o bom funcionamento do joelho, pois são eles que auxiliam para uma menor absorção de impacto, já que o movimento feito pelo joelho é repetido diversas vezes ao recorrer do dia, protegendo o joelho assim de sobrecargas, que causariam dores.

É por conta do joelho que temos a capacidade de andar, correr, sentar, e até ficar de pé, e para que ocorra o seu bom funcionamento, ele depende do bom funcionamento de várias outras estruturas.

A dor é comum?

A dor no joelho é bem comum, e não vem de acordo com a idade do indivíduo, ela pode aparecer a qualquer momento, e de um dia para o outro. Porém, existem alguns fatores que contribuem para essa dor aparecer.

dor no joelho é comum

Voltar a praticar atividades físicas depois de um longo período de tempo parado; em pessoas obesas ou com excesso de peso; em casos pós-operatórios; lesões como o rompimento de uma cartilagem ou um ligamento; problemas de saúde.

Causas da dor no joelho

A dor no joelho pode ser causada por vários fatores diferenciados, que vão ser citados a seguir:

  • Pessoas idosas:

Devido ao avanço de tempo, pode fazer com que a nutrição da cartilagem no joelho fique prejudicada, e assim acelerando o desgaste das estruturas do joelho, além de diminuir a força e piorar a recuperação caso ocorra algum incidente no local.


  • Sobrecarregar o joelho:

Existem dois fatores que contribuem muito para que ocorra a sobrecarga no joelho.

dor no joelho machucaO sedentarismo é um deles, pois uma pessoa sedentária não está acostumada a fazer exercícios físicos e muito menos algum esforço, assim, a estrutura do joelho fica mais fraca, e quando realiza qualquer esforço que seja, sobrecarrega o joelho causando dores.

Ser atleta, mesmo que seja algo saudável, também pode acarretar possíveis sobrecargas no joelho. Isso porque existem atletas que gostam de ultrapassar o seu limite, com atividades físicas muito intensas, isso faz com que ocorra uma sobrecarga no joelho aumentando riscos de lesões.

  • Traumas ou lesões:

Lesões acontecem principalmente com atletas e jogadores de futebol, isso porque o esforço aplicado sobre essa articulação é muito alto.

Com jogadores de futebol, não é raro o acontecimento de lesões, justamente por ser um esporte de contato, o que contribui para que elas ocorram.

dor no joelho do homem

dor no joelho de mulher

Porém, qualquer impacto no joelho pode trazer lesões, como cair muito forte no chão ou bater com o joelho em um objeto da casa. Os casos podem ficar mais graves e as dores mais intensas caso não ocorra um acompanhamento médico e um tratamento adequado.

Complementando!
Atualmente são muitas as doenças que estão ligadas com estas dores, e devidamente a isso é necessário que tenham muito cuidado em relação aos seus sintomas, pois caso venha a tê-los deve sair em busca de tratamento para que possa se tratar em relação a ela. As principais doenças relacionadas com a dor no joelho são:

  • Artrite:

Esta é uma doença que vem ficando cada vez mais comum, onde vem fazendo a cada vez mais vítimas em muitos cantos do mundo, e que pode acabar se tornando muito grave caso não venha a ser tratada a tempo. Que causa o inchaço das articulações, e tem como sintomas dor aguda e inchaço.


  • Artrose:

Desgaste das articulações, podendo causar uma dificuldade na movimentação. Atinge principalmente idosos e não possui cura, mas os tratamentos tem ótimos resultados. Esta doença afeta mais os idosos, mas da mesma maneira é importante que tenham cuidado, pois é possível que pessoas mais jovens também possam estar sendo afetadas por elas.


  • Síndrome do corredor:

É comum em corredores por conta dos esforços realizados e da repetição de movimentos, consiste em um tendão que se insere na tíbia, causando dores tanto no joelho quanto nas pernas. Tomem muito cuidado, pois a perna é um de nossos membros mais importantes, e dessa maneira é necessário que tomem muito cuidado, pois é um de nossos órgãos mais importantes, onde dessa maneira precisam prestar muita atenção a como se cuidarem.


  • Tendinite:

Causam incômodos e dores durante o andar do individuo, e surgem por conta de grandes esforços feitos por ele mesmo. Ligamento cruzado anterior e posterior, e que merece muita atenção, ainda mais porque pode acabar agravando ainda mais e dessa forma se tornando algo tratado apenas com cirurgias e operações.

Tratamentos

Busque tratamento
O tratamento pode vir de varias maneiras já que existem diversas causas para a dor, por isso é importante consultar um médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso, porém, existem maneiras que podem aliviar a dor, são elas:

  • praticar exercícios físicos com menos intensidade;
  • repouso caso a dor apareça;
  • apoiar o pé sempre que estiver sentado;
  • realização de massagens;
  • a realização de alongamentos antes de exercícios físicos é essencial, e caso a dor já exista, a realização de alongamentos leves pode contribuir para a diminuição dela.

Remédios

Ao estar se consultando com um médico, eles certamente irão estar indicando remédios para que possam estar sendo usados para amenizar as suas dores, assim como também o seu inchaço, mas que muitos deles não precisam de receitas para que possam ser comprados. Os remédios mais indicados são:

  • novalgina;
  • cetaflampro;
  • dipirona;
  • nisulid.

Valendo a pena lembrar também que a maioria desses medicamentos para que possam estar sendo feitos, é necessário que façam o seu uso com a dosagem correta, pois estar fazendo o seu uso de forma inconsciente pode acabar fazendo com que venha a ter alguns outros tipos de problemas, e que por sinal podem acabar sendo muito mais prejudiciais.

Como evitar?

Certamente é muito essencial que venha a ter mais cuidado com o seu corpo para que não corra o risco de acabar tendo estas dores no joelho, e são muitos os meios de estar evitando estes problemas. ara que possa estar se cuidado para evitar as dores no joelho, veja logo abaixo algumas dicas para que possa se cuidar:

  • evitar ficar um período de tempo muito longo sentado ou na mesma posição;
  • caso você esteja começando agora a praticar atividades físicas ou esteja retornando depois de um longo tempo parado, comece de uma forma leve e aumente a intensidade com o passar do tempo para que não ocorra a sobrecarga do joelho;
  • sempre faça alongamento antes de atividades físicas.

Sendo assim agora vocês tem o que é necessário para conhecer tudo em relação a dor no joelho, e caso venha a ter algum tipo de dúvida, caso algo tenha ficado em branco, deixe a sua dúvida nos comentários para que possamos estar os respondendo o mais rápido o possível assim tirando cada uma das dúvidas que possam ter em relação a esse assunto.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

7 Comments

  1. Felipe Bora
  2. Ronald Cezar
  3. Amanda Gonçalo
  4. Eneuza
  5. Milton
  6. Raissa
  7. Alana Bezerra

Leave a Reply