Dor no calcanhar – Principais causa, tratamentos e remédios

A famosa dor no calcanhar é um mal que atinge milhões de brasileiros e, muitas vezes, não recebe a devida atenção graças a correria do dia a dia. Como uma região rica em ossos calcâneos multi articulados e tendões que, diariamente, são expostos a tensões; o calcanhar se torna vítima de dores e um incomodo para muitas pessoas.

dor nos pés

Assim como as causas a intensidade da dor no calcanhar também pode variar de pessoa para pessoa e a consulta a um ortopedista é um passo essencial para o fim do transtorno das dores que podem ser mais graves do que parecem.

Causas da dor no calcanhar

pé com curativoAssim como qualquer outra parte do corpo o calcanhar está sujeito a muitos fatores externos e a dor no calcanhar pode estar relacionada a diversos fatores individuais e, em muitos casos, em seu conjunto.

Sobrepeso, sedentarismo, falta de uma atividade de alongamentos regular, alinhamento da pisada, sapatos de má qualidade, calos, fortes impactos e até mesmo tendinites e traumas mal curados podem ser a causa para essa dor.

Dados tais fatores, a visita ao médico mostra-se de grande importância, visto que a auto análise feita por um leigo no assunto pode resultar em problemas cada vez maiores.

Além dos fatores externos dos quais a dor no calcanhar pode advir o calcanhar também pode ser atingido por doenças como: a deformidade de Haglund e o esporão calcâneo, que se caracterizam por um aumento osso irregular na região. A bursite, tendinite e fascite, que atingem nervos e tendões na região, caracterizando-se por uma inflação localizada que, em alguns casos, independe de fatores externos.

Tratamentos

tratamento para doresSão os principais fatores para o tratamento de uma lesão o diagnóstico completo do quadro do paciente, envolvendo as causas, as atividades que causam a dor no calcanhar e há quanto tempo a dor no calcanhar está presente.

Com base nisso é criada uma forma de combate aos males da doença de forma a reintegrar totalmente o paciente às suas atividades habituais.

O combates às dores no calcanhar tem como base em casos de inflamações o uso de anti- inflamatórios de via oral, esquivando-se do uso dos injetáveis, o uso de palmilhas ortopédicas, a perda de peso e fisioterapia.

Trate-se com um especialista
No caso do crescimento ósseo anormal é indicado uma cirurgia local e de baixo risco, que tem como intuito diminuir o tamanho do osso que está desproporcional e causa as dores.

Remédios para dor do calcanhar

No caso das dores inflamatórias não há como fugir muito da fórmula tradicional. O uso de anti-inflamatórios e indispensável para uma boa recuperação e tratamento do transtorno.

Remédios

Os principais anti-inflamatórios de via oral usados para o tratamento das inflações calcâneas são o:

  • Antiflan;
  • Ceprofeno;
  • Deflamox.

Sendo que suas dosagens devem ser administradas conforme a indicação médica ou especificações da bula, assim como os resultados devem ser sentidos e comunicados pelo paciente para um tratamento realmente eficaz e duradouro.

Como evitar dor no calcanhar?

São diversas as formas de prevenção de problemas como a dor no calcanhar oriundas de inflamações locais e, assim como as causas, são multifatoriais e podem ser evitadas mudando hábitos simples do cotidiano. Como na maioria dos casos, é muito mais fácil, rápido e barato se precaver de um problema ou tratá-lo ainda no inicio que ter de se preocupar com consultas médicas e compras de medicamentos.

caminhar faz bem

exercícios evitam dores

A pratica regular de atividades esportivas como uma caminhada ou alongamentos feitos em casa, exercícios para a panturrilha, uma alimentação mais regrada e a ingestão correta de vitaminas pode colaborar muito para uma prevenção eficaz, ao passo que muitas das inflamações decorrentes de fatores externos tem como base a repetição ao longo de anos e anos do mesmo hábito danoso.

Outro agente que pode contribuir para uma prevenção eficaz das dor no calcanhar é o uso regular de palmilhas ortopédicas que, além de serem mais confortáveis e contribuírem para a não formação de calos também ajudam muito na absorção do impacto, reduzindo consideravelmente a chance de ser alvo de uma bursite, fascite ou tendinite nos nervos e tendões locais.

Como evitar

A genética também é fator decisivo quando se trata do desenvolvimento de doenças, portanto, analisar o histórico familiar de casos envolvendo dores calcâneas é fator crucial em uma prevenção realmente satisfatórias. Verificar a incidência de casos de tendinites na família pode, além de tudo, ajudar na prevenção da tendinite em outras áreas também muito afetadas, tais como punhos e cotovelos.

Tome mais cuidado
Por fim, o cuidado após um trauma deve ser constante e muitas vezes levado por toda a vida. Caso já tenha havido um trauma local decorrente de algum acidente é necessário tomar cuidados como não andar descalço constantemente ou expor os calcanhares a fortes impactos.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply