Dor no Calcanhar – Principais causa, tratamentos e remédios

A famosa dor no calcanhar é um mal que atinge milhões de brasileiros e, muitas vezes, não recebe a devida atenção graças a correria do dia a dia. Como uma região rica em ossos calcâneos multi articulados e tendões que, diariamente, são expostos a tensões; o calcanhar se torna vítima de dores e um incomodo para muitas pessoas.

dor nos pés

Assim como as causas a intensidade da dor no calcanhar também pode variar de pessoa para pessoa e a consulta a um ortopedista é um passo essencial para o fim do transtorno das dores que podem ser mais graves do que parecem.

Causas da dor no calcanhar

pé com curativoAssim como qualquer outra parte do corpo o calcanhar está sujeito a muitos fatores externos e a dor no calcanhar pode estar relacionada a diversos fatores individuais e, em muitos casos, em seu conjunto.

Sobrepeso, sedentarismo, falta de uma atividade de alongamentos regular, alinhamento da pisada, sapatos de má qualidade, calos, fortes impactos e até mesmo tendinites e traumas mal curados podem ser a causa para essa dor.

Dados tais fatores, a visita ao médico mostra-se de grande importância, visto que a auto análise feita por um leigo no assunto pode resultar em problemas cada vez maiores.

Além dos fatores externos dos quais a dor no calcanhar pode advir o calcanhar também pode ser atingido por doenças como: a deformidade de Haglund e o esporão calcâneo, que se caracterizam por um aumento osso irregular na região. A bursite, tendinite e fascite, que atingem nervos e tendões na região, caracterizando-se por uma inflação localizada que, em alguns casos, independe de fatores externos.

Tratamentos

tratamento para doresSão os principais fatores para o tratamento de uma lesão o diagnóstico completo do quadro do paciente, envolvendo as causas, as atividades que causam a dor no calcanhar e há quanto tempo a dor no calcanhar está presente.

Com base nisso é criada uma forma de combate aos males da doença de forma a reintegrar totalmente o paciente às suas atividades habituais.

O combates às dores no calcanhar tem como base em casos de inflamações o uso de anti- inflamatórios de via oral, esquivando-se do uso dos injetáveis, o uso de palmilhas ortopédicas, a perda de peso e fisioterapia.

Trate-se com um especialista
No caso do crescimento ósseo anormal é indicado uma cirurgia local e de baixo risco, que tem como intuito diminuir o tamanho do osso que está desproporcional e causa as dores.

Remédios para dor do calcanhar

No caso das dores inflamatórias não há como fugir muito da fórmula tradicional. O uso de anti-inflamatórios e indispensável para uma boa recuperação e tratamento do transtorno.Fascite plantarFascite plantar

Remédios

Os principais anti-inflamatórios de via oral usados para o tratamento das inflações calcâneas são o:

  • Antiflan;
  • Ceprofeno;
  • Deflamox.

Sendo que suas dosagens devem ser administradas conforme a indicação médica ou especificações da bula, assim como os resultados devem ser sentidos e comunicados pelo paciente para um tratamento realmente eficaz e duradouro.

Como evitar dor no calcanhar?

São diversas as formas de prevenção de problemas como a dor no calcanhar oriundas de inflamações locais e, assim como as causas, são multifatoriais e podem ser evitadas mudando hábitos simples do cotidiano. Como na maioria dos casos, é muito mais fácil, rápido e barato se precaver de um problema ou tratá-lo ainda no inicio que ter de se preocupar com consultas médicas e compras de medicamentos.

caminhar faz bem

exercícios evitam dores

A pratica regular de atividades esportivas como uma caminhada ou alongamentos feitos em casa, exercícios para a panturrilha, uma alimentação mais regrada e a ingestão correta de vitaminas pode colaborar muito para uma prevenção eficaz, ao passo que muitas das inflamações decorrentes de fatores externos tem como base a repetição ao longo de anos e anos do mesmo hábito danoso.

Outro agente que pode contribuir para uma prevenção eficaz das dor no calcanhar é o uso regular de palmilhas ortopédicas que, além de serem mais confortáveis e contribuírem para a não formação de calos também ajudam muito na absorção do impacto, reduzindo consideravelmente a chance de ser alvo de uma bursite, fascite ou tendinite nos nervos e tendões locais.

Como evitar

A genética também é fator decisivo quando se trata do desenvolvimento de doenças, portanto, analisar o histórico familiar de casos envolvendo dores calcâneas é fator crucial em uma prevenção realmente satisfatórias. Verificar a incidência de casos de tendinites na família pode, além de tudo, ajudar na prevenção da tendinite em outras áreas também muito afetadas, tais como punhos e cotovelos.

Tome mais cuidado
Por fim, o cuidado após um trauma deve ser constante e muitas vezes levado por toda a vida. Caso já tenha havido um trauma local decorrente de algum acidente é necessário tomar cuidados como não andar descalço constantemente ou expor os calcanhares a fortes impactos.

Fascite plantar

A fascite plantar (inflamação da fáscia plantar) é a principal causa de dor no calcanhar. Na maioria dos casos as pessoas acabam tendo este tipo de dor ao estarem andando por muito tempo descalços (“ao pisar”), sendo mais frequente “ao acordar”, ou seja, ao estar levantando pela manha, não é o ideal estar pisando descalço no chão, mas sim que esteja com um chinelo ou uma pantufa.

dor no calcanhar machucaIsso não afeta apenas os seus ões, ainda mais porque são muito grandes as chances de que venha a ter um choque térmico, que por sinal algo muito perigoso, e que pode acabar fazendo com que possa ser perigoso para a sua saúde, danificando assim todo o seu corpo e não apenas as solas de seus pés.

A fáscia plantar é um tecido espesso e fibroso que se estende ao longo da base do osso do calcâneo (osso do calcanhar) onde isso se estica por toda a extensão de seus pés, ou seja, desde o seu calcanhar até as pontas de seus dedos. Valendo a pena lembrar também que podem existir alguns fatores que acabam fazendo com que estas doenças acabem se espalhando mais rápidas, assim como:

  • Faixa etária;
  • Pé cavo;
  • Pé chato;
  • Obesidade (excesso de peso);
  • Uso de calçado inadequado;
  • Atividade física;
  • Permanecer muito tempo em pé;
  • Esporão do calcâneo.
[/su-list]

Esporão do calcâneo.Saibam também que independente de quais desses problemas, é possível que possa estar encontrando tratamentos para cada um deles para que dessa forma possa estar acabando com eles, e caso não tenha, assim pode estar se prevenindo de acaba sendo mais um de seus afetados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply