Dor nas costas – Causas, tratamentos e quando se consultar

Com o avanço da idade começam a surgir problemas que não eram nem mesmo um incomodo. Atualmente uma das maiores reclamações em termos clínicos é dor nas costas, sobretudo em pessoas com a idade mais avançada.

Coluna travada

Apesar de não ser levada muito a sério a dor nas costas pode ter inúmeros significados, causas e consequências para a saúde e o bem estar.

A dor nas costas impossibilita, não apenas que se desfrute de momentos de relaxamento ou que se mantenha o foco no trabalho, mas todo um conjunto de atividades que tem de ser paradas por conta de tal problema. Caso verifique-se a presença de quaisquer tipos de dores nas costas não hesite em busca a ajuda profissional de um corpo de saúde qualificado.

dor nas costas em mulheres

Latejamento na lombar

Caso contrário aquilo que era apenas uma dor desconfortável e de incidência esporádica pode vir a se tornar uma verdadeira perturbação nas atividades rotineiras e de lazer e até mesmo causar invalidez em alguns casos graves.

Causas da dor nas costas

A dor que pode acometer a todos em qualquer fase da vida também pode ser oriundas das mais diversas atividades e hábitos. Além disso, há também a influência do fator genético quando se trata do desenvolvimento de dores na coluna e nervos associados as vértebras colunares.

São muito variadas as causas da dores nas costas, essas podem ser:

Envelhecimento

IdososO envelhecimento pode ser visto por muitos como um vilão quando se trata de saúde. A idade traz junto consigo a necessidade de cuidados especiais, principalmente quando se tem uma juventude descuidada.

Boa parte das dores sentidas na velhice são decorrentes de um enfraquecimento na musculatura lombar. O sistema muscular é responsável por sustentar o sistema esquelético.

Com o aumento da idade, diminuição da síntese hormonal e sedentarismo a coluna vertebral responde a altura, deixando seus nervos mais soltos e provocando um aumento exponencial das dores.


Sedentarismo

O sedentarismo traz junto a ele diversos problemas relacionados ao funcionamento correto do organismo.

Sedentarismo

Muitas vezes, o sedentário é acima do peso e tem a musculatura fraca pela falta de pratica esportiva. Isso acarreta diversos problemas relacionados à coluna, podendo causar escolioses e fortes pressões no nervo ciático.


Má postura

Não alinhar a postura da forma, ao longo dos anos, pode levar a fortes dores nas costas, isso por que o ato de entortar a coluna muda o posicionamento dos nervos vertebrais, contraindo-os e prensando-os.

Histórico de lesões nos músculos e ossos das costas

Procure tratamento
Em muitos casos uma lesão mal curada pode levar a muita dor de cabeça no futuro. Tanto no sistema ósseo como no muscular é importante que se tomem as precauções adequadas para uma boa recuperação, haja vista que dores podem tornar-se crônicas e gerarem outras lesões.

Como identificar um dor nas costas

As dores na coluna são causadas principalmente por dois fatores: falta de alinhamento entre esqueleto e músculos e sobrecarga do sistema muscular ou esquelético.

dor nas costas no centro

Posição ao dormir

As dores podem se diferenciar entre dores na musculatura lombar ou dorsal. Dores na dorsal são muito decorrentes da pratica esportiva e não trazem preocupação, pois são geradas por um movimento natural do corpo que faz com o ácido lático acumule-se na musculatura, dando estímulos para o crescimento da mesma.

O mesmo se aplica para dores lombares, aquela região muscular que se localiza-se na parte inferior da coluna. Ela é causada muitas vezes pela sobrecarga gerada por carregar grandes quantidades de peso e pela própria pratica esportiva.

Dores na coluna vertebral podem ter como causa uma sobrecarga, falta de alinhamento, dormir de maneira errada e o pouco fortalecimento da região lombar. Caso a região lombar for muito forçada estando pouco fortalecida ela pode prensar o nervo ciático e causar grandes transtornos, com o tratamento durando meses.

Como aliviar a dor nas costas?

Como já descrito, a maioria das dores nas costas tem como origem uma inflamação de uma região nervosa ou muscular. O alivio de dores antes de uma consulta médica adequada pode ser feita através de analgésicos e principalmente anti inflamatórios adequados para tratar dores nervosas ou musculares.

Tratamentos

Vale ainda utilizar-se de massagens localizadas e compressas de água quente para aliviar a dor local. Caso a dor for decorrente de algum trauma utilize-se de uma compressa de gelo.

Quando ir no medico

Caso a dor não cessar ou for decorrente de algum trauma é essencial a ida no médico, tendo em vista que dores mal tratadas podem tornar-se crônicas.

Como evitar

Atividades físicas

A pratica esportiva é a maior aliada na luta contra problemas na coluna e dores lombares, visto que o fortalecimento dos músculos locais é capaz de impedir que problemas na estrutura esquelética ocorram. Natação, musculação e pilates são boas pedidas quando o assunto é a prevenção das dores nas costas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply