Diabetes tipo 1 – O que é, causas e sintomas

A diabetes tipo 1 é hoje uma doença que atinge anualmente cerca de 150 000 brasileiros e outros milhões de pessoas ao redor do mundo. Infelizmente a diabetes é uma doença que não tem tratamento, visto que ela não tem como causa nenhum agente externo direto, como um vírus ou bactérias, assim como não é contagiosa.

diabees tipo 1 crianca

Apesar disso, muitas pessoas ainda desconhecem as causas e consequências que a diabetes traz para a vida de uma pessoa, sendo esses males que todos estamos sujeitos.

Conheça seus sintomas
A diabetes tem sintomas específicos e usuais, que se mostram em todas as pessoas que a possuem, entretanto vale dizer que a consulta a um médico qualificado.

É essencial para o tratamento, pois a diabete se manifesta com diferentes intensidades e em caso de não tratamento pode apresentar risco de vida ao seu portador.

O que é a diabetes?

A diabetes tipo 1 caracteriza-se especialmente pela destruição das células beta, localizadas nas regiões do pâncreas denominadas ilhotas de Langerhans, algo que pode demorar anos para se manifestar.

diabetes tipo 1 exame

diabetes tipo 1 alimentacao

A diabete mellitus tipo 1 evidencia-se pelo ataque dos anticorpos às células beta, fazendo com que esse tipo manifeste-se ainda na infância ou adolescência.

Tem ligação com a desnutrição?

diabetes tipo 1 insulinaCom essa destruição progressiva de importantes células pancreáticas a produção de insulina diminui gradualmente, ficando cada vez mais difícil transformar a glicose (fruto da digestão de carboidratos) em glicogênio (fonte de energia que será estoca da na forma de gordura ou líquido intramuscular).

Com isso a glicose fica alta no sangue e o diabético sofre da chamada hiperglicemia. A glicose fica na corrente sanguínea ao invés de ser utilizada como fonte de energia pelo corpo, fazendo que o diabético sofra com os sintomas hiperglicemia e da falta de energia ao mesmo tempo.

Dada a destruição das células beta das ilhotas de Langerhans os sintomas se manifestam rapidamente, mostrando-se presentes de incômodos de uma hora para outra.

Causas da diabetes tipo 1

diabetes tipo 1 celulasA diabetes tipo 1, diferente da de tipo 2, manifestar-se por um defeito genético do sistema imune, ocasionando a destruição das células pancreáticas e impedindo parcial ou totalmente a produção de insulina pelo corpo.

A destruição das células beta pancreáticas também podem ser ocasionadas, em raros casos, por infecções virais.

Com a perda da produção endógena de insulina o consumo de alimentos ricos em glicose deve ser controlado, uma vez que não conseguem ser transportados ao tecido adiposo e muscular, levando assim aos sintomas característicos do diabetes tipo 1

Sintomas do diabetes tipo 1

Vontade constante de urinar

Com a falta de glicogênio presente nos músculos e excesso de açúcar no sangue, a poliúria (vontade excessiva de urinar) se faz pela tentativa do organismo de eliminar líquidos, filtrando-os pelo rins e eliminando líquidos através da urina.


Sede excessiva

Na tentativa de absorção de líquidos para ajudar na filtragem do açúcar pelos rins o corpo aumenta fortemente sua demanda por água, provocando uma sede anormal e fazendo com que o diabético beba até 10 litros de água por dia.

diabetes tipo 1 sede


Fadiga e fraqueza

Pela falta de absorção de glicose pelo corpo o organismo tem de fazer uma queima de gordura para obter energia, diferentemente de uma alimentação de uma pessoa comum, na qual carboidratos são absorvidos normalmente.

Entenda as causas
O diabético tem um baixo nível de glicogênio estocado nos músculos e pouco glicogênio disponível para absorção pelo cérebro, ambos ficam sem energia para operar, fazendo com que fadiga é cansaço muscular e fadiga mental torne-se comuns.

Fome acima do normal

O cérebro é um dos grandes consumidores de glicose do corpo. Ao notar a falta dela o cérebro envia mensagens ao estômago indicando que é necessário o consumo de mais comida, causando assim uma fome excessiva e anormal.

diabetes tipo 1 fome


Perda de peso

Como o organismo não está absorvendo a glicose da forma correta a única alternativa para a obtenção de energia é a queima de glicogênio, em especial aquele já estocado na gordura e músculos, causando a perda de peso.


Urina “açucarada”

Fatores semelhantes
A filtragem de glicose feita pelos rins e eliminada através da urina a mesma torna-se viscosa e grudenta, assim como água com açúcar.

O nome diabete mellitus vem da textura de mel que a urina do diabético apresenta.

diabetes tipo 1 medicoComo fazer o diagnóstico

Caso sejam apresentados os sintomas acima, em especial a urina parecida com mel, é essencial a consulta médica para fazer o exame de insulina, visando medir as quantidades do hormônio produzidas pelo pâncreas.

Tratamento

Após diagnosticada, a diabetes tipo 1 pode ser tratada através de doses de insulina exógena, ajudando na absorção da glicose pelo corpo e fazendo com que não se sintam os sintomas da diabetes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply