Câncer de pele – O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamentos e como evitar.

O tumor maligno ou câncer que mais atinge a população no mundo inteiro é o câncer de pele, existem estudos que de todos os tipos de câncer que atingem o nosso organismo ele faz parte de 25 % deles.

O que é?

O câncer se caracteriza-se quando uma célula sofre mutação, assim ela consegue se multiplicar mais rapidamente e também não morre igual acontece com as outras células.

O câncer é algo que todos podemos ter um dia, porém ele é mais comum em pessoas que possuem o histórico de câncer na família.

Como já deve imaginar, o câncer de pele ocorre quando as células da nossa pele começam a sofrerem mutações e assim não morrer e continuam se multiplicando até serem paradas pelo tratamento correto.

Na nossa pele existem diversos tipos de células que fazem diversos tipos de trabalhos, logo existem também diversos tipos de câncer que pode ocorrer em nossa pele por conta da variedade de células presentes nela.

Esses tipos de cânceres que podem existir em nossa pele são divididos em duas categorias, que são as seguintes:

  • Câncer de pele melanoma;
  • Câncer de pele não melanoma.

Agora veja em quais cânceres de pele que existem dentro de cada uma dessas duas características.

Câncer de pele melanona

Esses tipos de cânceres são os maios fatais, ele podem se espalhar pela pele podendo atingir até os órgão e assim se espalhando mais ainda.

Contudo ele é muito difícil de ocorrer, porém nos últimos anos ele vem se expandindo sobre a nossa população atingindo cada vez mais pessoas.

Câncer de pele não melanoma

Os tipos de câncer não melanoma são os seguintes:

  • Carcinoma espinocelular (CEC);
  • Carcinoma baso celular (CBC).

São muito comuns entre as pessoas, atingindo cerca de 80 % dos cânceres de pele não melanoma são essas dois tipos de cânceres o  CBC e também o CEC.

Causas

O desenvolvimento do câncer de pele pode ocorrer por diversos fatores, embora muitas pessoas acham que ele só é desenvolvido por conta da radiação que o sol proporciona ao nosso corpo.

Queimaduras na pele também podem auxiliar no aparecimento do câncer de pele, sendo queimaduras graves ou nem que sejam pequenas queimaduras feita por água quente.

Outra coisa que pode causar o aparecimento do câncer na nossa pele é a radioterapia, quando alguém faz esse exame, a pessoa fica exposta a radiação.

cancer de pele causas

Essa radiação pode ajudar para que as células sofram mutação e assim originando o câncer.

Arsênio pode ajudar muito ao surgimento do tumor maligno na nossa pele, geralmente quem trabalha com arsênio pode correr muito riscos de gerar a doença que apavora à todos.

Como já foi falado existem inúmeros fatores que possam acarretar no câncer que se origina na nossa pele, outras coisas que pode ajudar são:

  • Inflamações crônicas que ocorrem na pele;
  • Úlcera;
  • Cicatrizes na pele.

Sintomas do câncer na pele

Assim como todas doenças ocorrem sintomas no começo alguns passam despercebidos e outros tendem a ser bem perceptíveis e chama a atenção da pessoa ou de quem vive ao redor dela.

Os que aparecem quando alguém possuí câncer na pele podem se bem perceptíveis, então fique bem atento.

Câncer melanoma

  • Ferida pequena que aparece na pele e de forma rápida se cicatriza e forma um nódulo que causa coceira;
  • Uma verruga que tende a crescer;
  • Parte rosa ou muito branca na pele que parece um nódulo e coça muito;
  • Uma ferida pequena que sangra por muitos dias e não sara.

Câncer não melanoma

  • Manchas pretas na pele;
  • Descamação na pele com muita coceira.

Diagnóstico

Feito por um oncologista ou até mesmo por um dermatologista que averiguá o local onde se encontra a mancha, nódulo, ou descamação da pele.

Ele irá usar uma lupa especial onde poderá ver através da medida tamanho se é sintoma de câncer de pele ou não.

Se caso ele suspeitar que seja caso de câncer mesmo, ele irá provavelmente promover uma biópisia para estudar o a macha ou o nódulo.

Porém mesmo se não for ele irá recomendar pomadas ou remédios para que a macha saía, se não sair volte a ele e tente resolver novamente.

Tratamento do câncer de pele

Como existem diversos tipos de cânceres de pele, o tratamento pode variar muito também.

Então é necessário que ele saiba qual é o tipo que esteja no paciente para que ele possa recomendar o tipo de tratamento especifico para o tal câncer.

Entre os tratamentos existem:

  • Quimioterapia;
  • Radioterapia;
  • Cirurgia.

Lembre-se que quanto antes o tratamento começar melhor é para a saúde de quem sofre com a doença, por isso assim que suspeitar que esteja procure um dermatologista.

Como evitar?

Como você já viu as causas que podem acarretar no câncer que acontece na nossa pele, você já deve ter uma noção de como evitar ele.

Olhe abaixo e veja como:

  • Usar protetor durante o ano;
  • Evitar fazer bronzeamento artificial;
  • Proteger sempre sua pele quando o sol estiver forte;
  • Sempre cuidar dele pelo menos uma vez ao mês.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply